segunda-feira, 9 de maio de 2011

Maria Pia Matarazzo é condenada por crime ambiental

Denunciada pela Promotoria de Meio Ambiente de São Caetano do Sul (SP) e condenada por crimes ambientais, a empresária Maria Pia Esmeralda Matarazzo não teve sucesso em seu pedido para trancar a ação penal a que responde. 

Ao julgar o habeas corpus  na tarde de ontem (06), a 1ª Turma do STF seguiu o voto do relator, ministro Carlos Alberto Menezes Direito, e por unanimidade negou a concessão da ordem.

De acordo com os autos, enquanto esteve ativa e em virtude de suas atividades, as Indústrias Químicas Matarazzo foram responsáveis por danos ambientais ocorridos em São Caetano do Sul (SP) de 1932 a 1986. Conforme a promotoria, esses danos perduram até hoje, sendo que a responsável pela empresa, Maria Pia Matarazzo, mesmo condenada, até o momento não adotou medidas para evitar a propagação do dano.

No habeas corpus impetrado no Supremo Tribunal Federal, Maria Pia Matarazzo pedia o trancamento da ação penal, alegando que não haveria provas concretas da existência do crime ambiental, e que, para haver o enquadramento da conduta no artigo 54, parágrafo 3º, da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), seria necessária a realização de perícias.

Para o ministro Menezes Direito, no entanto, o crime previsto neste artigo não exige perícia. Ele salientou que, mesmo que a contaminação tenha acontecido antes da promulgação da Lei nº 9.605, em 1998, a empresa manteve grande quantidade de produtos poluentes armazenados, e que diversas notificações das autoridades competentes para que a responsável pela empresa solucionasse a questão não foram cumpridas.

O resultado que se pretende resguardar não é a contaminação do terreno por poluentes, “fato que já ocorreu”, frisou o ministro. O que as medidas de precaução queriam era impedir que tal poluição trouxesse maiores conseqüências para a população e o meio ambiente, concluiu o voto  indeferindo o pedido. (HC nº 90023 - com informações do STF).

5 comentários:

  1. legal mesmo gostei muito

    ResponderExcluir
  2. vai pra cadeia sem vergonha , limpa o que sujou, infelizmente a terra vai ter de consumi-la quando vc morrer.
    ou então manda enterrar vc na na area contaminada

    ResponderExcluir
  3. CHEGOU A ROUBAR ATÉ A FAMILIA E AGORA ESTÁ NESSA SITUAÇÃO DEPRIMENTE. TE CONHEÇO A 50 ANOS.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero lembra-los de que: Não fosse os Matarazzo nós ainda estaríamos na idade da pedra. Devemos todo o respeito e honra para essa querida família. Somente os ignorantes não compreendem que o Conde Francesco Matarazzo quis ser enterrado no Brasil porque ele amava nossa terra. Aqui vai meus sinceros votos de sucesso e alegria para os Matarazzo.
    KORG , email = unixlab@hotmail.com
    E espero que vocês sejam mais educados e escrevam coisas bonitas. Maria Pia Matarazzo já sofreu muito com a morte da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino embaixo! Tenho certeza de essas pessoas que desejam o mal à essa nobre família gostariam de ser bem sucedidas e jamais serão, pois querem ser ricos e bem sucedidos desprezando pessoas como tais. Sou do Amazonas e vejo a hosthistdos Matarazzo como uma inspiração para o meu sucesso.

      Sei que houve erros cometidos por eles e não estou dizendo que aprovo, mas todo respeito é pouco a eles e espero que eles consigam por meio de seus herdeiros superar essa crise

      Excluir